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Psicologia social: entre atitudes e mudanças de comportamento

Atitude é uma categoria de análise da Psicologia Social. Refere-se ao indivíduo, não aos grupos. Em resumo, diz respeito a uma pré-disposição do indivíduo à ação.

As atitudes são divididas em três partes: cognitiva (tem a ver com informação: Coca-Cola tem cafeína), afetiva (tem a ver com gostar ou não gostar do objeto (gosto de Coca-Cola) e comportamental (refere-se à ação: vou comprar Coca-Cola).

Atitude é um dos componentes da Representação Social (a ideia que o grupo faz de determinado assunto, como a Aids). Assim, prostitutas podem ter uma atitude sobre a Aids (medo), sem ter uma representação social da doença.

Não há consenso entre os psicólogos sobre o fato de as atitudes mudarem comportamentos, como um hábito de consumo: uma corrente considera certo; outra, não.

Formalmente, “atitude é uma tendência psicológica que é expressa pela avaliação de uma entidade em particular com algum grau de favor ou desfavor” (CHAIKEN, WOOD e EAGLY, 1996, p. 269). Informalmente, “é a posição que você assume frente ao mundo que o cerca” (NEIVA e MAURO, 2011, p. 171).

Neiva e Mauro (2011) acrescentam que “as atitudes exercem influência sobre o comportamento e sobre a maneira de ver o mundo. O conhecimento das atitudes de outras pessoas permite saber como elas pensam, sentem ou reagem a certos eventos” (p. 171).

Os autores destacam que “é possível que você se identifique com pessoas que mantêm atitudes parecidas com as suas”. Dizem que isso pode ser problema quando a figura com a qual a pessoa se espelha tenha valores e ou comportamentos desprezíveis (Hitler odiava judeus; levou outras pessoas a pensar assim).

Para que uma atitude seja tomada é necessário que o indivíduo entre em contato com um objeto em particular e emita uma resposta avaliativa. “Uma atitude não pode ser formada sem que o indivíduo tenha o mínimo de informação sobre o objeto” (p. 172).

Não há um consenso sobre o conceito de atitude. Em geral, se aceita cinco:

Allport (1935, p. 19) diz que atitude “é um estado mental e neurológico de prontidão, organizado por meio da experiência, exercendo uma influência diretiva ou dinâmica sobre a resposta do indivíduo a todos os objetos e situações com que se relaciona”.

Trurnstone (1931) diz que atitude é um afeto pró ou contra um objeto psicológico.

Doob (1947) diz que atitude é uma resposta implícita e geradora de impulsos, considerada socialmente significativa na sociedade do indivíduo.

Smith, Bruner e White (1956) dizem que a atitude é uma predisposição para experimentar uma classe de objetos de certas formas, com afeto característico.

Triandis (1971) definiu atitude como uma ideia carregada de emoção que predispõe um conjunto particular de situações sociais.

Em resumo, atestam Neiva e Mauro, há uma “concordância geral de que a atitude representa uma avaliação sumária de um objeto psicológico capturada em seus atributos dimensionais como bom-ruim, nocivo-positivo, prazeroso-desagradável, gostável-não-gostável”. (p. 174).

Em geral, a psicologia usa três formas de medir as atitudes: medidas autodescritivas (baseadas principalmente em escalas, como concordo, concordo fortemente, não concordo); medidas fisiológicas (baseiam-se em reações corporais, como pupilas dilatadas); e técnicas observacionais (observador in loco).

As atitudes são integradas por três componentes: cognitivo (composta por pensamentos, crenças, percepções e conceitos acerca do objeto da atitude); afetivo (traz sentimentos e emoções associadas ao objeto da atitude); e comportamental (engloba ações ou intenções para agir).

Comportamento e atitudes

Os autores dizem que “a noção de que as atitudes causam comportamentos é muito frágil, tendo em vista que um único comportamento é tipicamente influenciado por vários outros fatores, além das atitudes” (p. 180).

Richard LaPiere (1934) foi o primeiro a dizer que não existe relação direta de causalidade entre atitudes e comportamento.

Triandis (1971, p. 14) diz que “atitudes envolvem o que as pessoas pensam, sentem e como elas gostariam de se comportar em relação a um objeto atitudinal. O comportamento não é apenas determinado pelo que as pessoas gostariam de fazer, mas também pelo que elas pensam que devem fazer e pelas consequências esperadas de seu comportamento”.

Para Vivacek e Crano (1982), quanto maior o interesse no objeto, maior será a congruência entre a atitude e o comportamento de um indivíduo.

Teorias

Teoria da ação racional: Ajzen e Fishbein afirmam que as atitudes são importantes fatores na previsão do comportamento humano, mas distinguem entre as atitudes gerais (relativas a um objeto em particular) e atitudes específicas (referentes a um comportamento relacionado com o objeto da atitude). Esta teoria vê a atitude como um dos preditores do comportamento, podendo, em certos tipos de comportamento, ou em certas populações, a norma subjetiva (o que os outros esperam que eu faça, e minha motivação em me conformar com isso) ter mais peso na determinação da intenção do comportamento (p. 183).

Atributos das atitudes

Força das atitudes: atitudes fortemente mantidas resultam em resistência à mudança, processamento seletivo de informações, estabilidade ao longo do tempo, e aumento do poder preditivo do comportamento. As atitudes mais fortemente mantidas, segundo estudos de Boninger, Krosnick e Berent (1995), se referem a questões (1) que afetam diretamente os resultados e os interesses pessoais; (2) relacionadas a valores filosóficos, políticos e religiosos; (3) referentes à identidade grupal, família e amigos próximos.

Acessibilidade: quanto mais forte for a atitude, maior será seu poder associativo em relação ao objeto, e mais fácil será sua recuperação na memória.

Ambivalência: atitudes com estrutura interna altamente coerente são mais estáveis no decorrer do tempo, resistentes a mudança e predizem melhor o comportamento.

Mudança de atitudes

As atitudes podem ser modificadas a partir de novas informações, de novos afetos ou de novos comportamentos ou situações. Assim, pode-se mudar a atitude em relação a um determinado objeto porque ele faz bem à saúde ou nos ajuda de alguma forma (p. 195).

Atitude e persuasão: haverá um impacto comportamental da mensagem se: (1) houver exposição à mensagem; (2) prestar atenção em seu conteúdo; (3) compreendê-lo; (4) concordar com o que foi compreendido; (5) memorizar. “Isso ocorrendo, há nova atitude” (p. 196).

A teoria do processo dualístico diz que os indivíduos processam informação superficialmente (princípio do menor esforço), a não ser que haja motivação para se engajar em formas mais sistemáticas de processamento – esses modelos formam o paradigma básico nos estudos sobre persuasão; neles, fonte e mensagem possuem papeis distintos que, em conjunto com a motivação e a habilidade para processar a informação, determinam os resultados das interações persuasivas.

Segundo esse processo, “quando a motivação ou habilidade de escrutinar a informação relevante para a atitude está ausente, os processos periféricos são mais prováveis de determinar os resultados da persuasão” (p. 197).

A credibilidade do comunicador é um exemplo de processo periférico. O humor também tem efeito sobre a persuasão. Há também as ligações com estímulos prazerosos (esses geram um condicionamento de uma atitude positiva) e a exposição repetitiva (cansar pela repetição). “A exposição repetitiva pode levar à mudança de atitude por meio do princípio de que estímulos encontrados previamente são mais facilmente percebidos” (p. 200).

Segundo os autores, a mudança de atitude pode ser explicada pelo processamento que o indivíduo realiza da mensagem. “O processamento do indivíduo media a relação entre a mensagem, o contexto, o recipiente da mensagem e a fonte, desembocando na mudança de atitude.” (p. 198). Nesses casos, o fator relacionado á fonte que mais tem recebido atenção é a credibilidade.

NEIVA, E.R. & MAURO, T.G. (2011). Atitudes e mudanças de atitudes. In: C.V.TORRES & E.R. NEIVA, Psicologia social: principais temas e vertentes. Porto Alegre: Artmed

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Publicado às 1 de setembro de 2015 por em Psicologia, resumos e marcado , , , , , .